O reflexo da Geometria no espelho: uma proposta com material manipulável para o ensino de Matemática

Autores

  • Helen Tailane Mudrak
  • Kemeli Müller Ristau

Resumo

Esta proposta tem por finalidade apresentar uma análise sobre a aprendizagem significativa, expor os fatores que interferem na aprendizagem baseando-se em pesquisa exploratória na área de geometria plana e espacial bem como explicitar as diferenças entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica. Este trabalho surgiu através da pesquisa realizada para o trabalho de graduação de uma das autoras e seu orientador. Apresenta elementos que destacam a utilização de Materiais Manipuláveis e em seguida propõe uma atividade envolvendo polígonos, setores circulares e a utilização de materiais manipuláveis, afim de despertar interesse dos estudantes pela Geometria e assim proporcionar um processo de aprendizagem significativo. Esta proposta, após passar por algumas aplicações “piloto” foi reorganizada e aplicada numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Joinville, Santa Catarina. Além de mostrar brevemente como foi a aplicação das atividades propostas em sala de aula no Ensino Fundamental. A motivação dessa pesquisa é apresentar um estudo sobre a metodologia diferenciada e reflexões no ensino através de materiais manipuláveis, despertando o interesse pela Matemática e assim averiguar as possibilidades de poder gerar uma aprendizagem significativa aos alunos.

Downloads

Publicado

2020-03-24