Análise motivacional dos discentes dos cursos de licenciaturas da UDESC/CCT

Autores

  • Maria Elise Sonnenhohl
  • Tatiana Comiotto

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são os fatores que motivam os alunos da UDESC/CCT a permanecer na universidade, bem como o que a universidade poderia fazer para auxiliá-los nesse caminho. Foi desenvolvido um questionário online no “google forms” e foi divulgado por e-mail e em redes sociais para alunos dos três cursos de licenciatura: física, matemática e química. Obtiveram-se 15,18% respostas do questionário (11,48% da física, 16,83% da matemática e 16,56% da química). Dentre os fatores colocados pelos alunos destacam-se: o amor pela profissão (46,7%); o diploma (14,3%); um futuro melhor (14,3%) e a educação de qualidade e gratuita (5,2%). Os estudantes também disseram que: não se sentem motivados (6,5%); tem medo de desistir (3,9%) e que não possuem outra opção (1,3%). Os alunos ainda responderam que para se sentirem mais acolhidos a universidade poderia possuir mais ações voltadas a este fim (24,7%); integração entre alunos, cursos e universidade (22,1%); ser mais empática (9,17%); ter mais ambientes de lazer (11,7%); ser menos competitiva (6,5%). É possível perceber que os estudantes têm como maior motivação a paixão pela profissão, mas ainda existem ações que a universidade poderia tomar para acolher todo e qualquer estudante em situação de vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2020-03-24