Formação de professores comprometidos com pesquisas e com princípios inovadores na educação matemática

Autores

  • Diva Marília Flemming

Resumo

O presente artigo relata as experiências realizadas no contexto da formação de professores no Curso de Matemática (licenciatura) da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, em um ambiente virtual de aprendizagem, considerando-se a proposta didática na disciplina “Prática Educativa Alicerçada nas Tendências em Educação Matemática”. Ao acompanhar a atuação dos egressos visualiza-se caminhos para repensar a própria prática. Temos a certeza de que precisamos sempre inovar, pois vivenciamos um avanço sistemático das tecnologias com mudanças sociais visíveis. A nossa prática inovadora de “ontem”, pode não ser uma inovação “hoje”. O que devemos considerar hoje? Temos que inovar frente as atuais políticas de formação para a prática tendo como suporte tecnologias educacionais. Apontamos novas formas de trabalhar as tendências em educação matemática. Optamos por focar na formação do professor pesquisador, ou seja, um professor que acompanhe os movimentos das pesquisas na área da educação e saiba analisar e refletir a sua própria prática. Na disciplina citada, o estudante desenvolve muitas leituras para análise e reflexão frente aos conceitos das tendências em educação matemática. Os resultados são apresentados na forma de: análises críticas; artigos de revisão da literatura ou de relatos de pesquisa, dentre outros. Os depoimentos dos estudantes mostram a importância da formação do professor pesquisador em ambientes interdisciplinares.

Downloads

Publicado

2020-03-24