Etnomatemática: uma abordagem de ensino na construção civil

Autores

  • Helen Tailane Mudrak
  • Kemeli Müller Ristau

Resumo

O trabalho proposto apresenta um plano de aula para ser aplicado com turmas do 1° ano do Ensino Médio baseando-se na metodologia da Etnomatemática com foco na valorização do conhecimento matemático em mestres de obras no campo da Construção Civil. A Etnomatemática procura explicar que o conhecimento matemático nem sempre está diretamente atrelado a fórmulas e teorias, mas que pode existir a partir de experimentações diárias no qual sempre se chega num mesmo resultado, assim, pode ser considerado como uma premissa verdadeira para determinada aplicação. Neste trabalho vamos apresentar alguns métodos utilizados por mestres de obras em seu cotidiano de trabalho que podem ser aplicados em teorias matemáticas da trigonometria, área e volume, porcentagem e regra de três, unidades de capacidade. Assim, esta proposta visa além da valorização da cultura, uma conexão entre as observações da aula de campo com as teorias matemáticas que devem ser trabalhadas em sala de aula.

Downloads

Publicado

2020-03-24