O desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica a partir da poluição do rio Cachoeira

Autores

  • Karoline dos Santos Tarnowski
  • Janaína Alves de Souza
  • Ivani Teresinha Lawall
  • Nicole Glock Maceno

Resumo

A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) tem seus objetivos pautados em esferas humanas, sociais e econômica-políticas e confere aos indivíduos os atributos autonomia, comunicação e domínio & responsabilidade. O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa realizada com 77 alunos da 1ª série do Ensino Médio com o objetivo de analisar o desenvolvimento da ACT nos estudantes através dos atributos, considerados categorias de análise. Os alunos realizaram uma atividade em duplas que relacionava problemáticas sociocientíficas aos conceitos de substâncias puras, misturas e suas técnicas de separação, estando as problemáticas baseadas em três notícias: uma sobre a poluição do rio Cachoeira (Joinville-SC) por corantes industriais; a segunda sobre a preservação desse rio; e a terceira sobre o acesso à água barrenta de uma população maranhense. Na análise da ACT realizada nesta pesquisa os dados considerados foram as produções textuais das duplas em resposta às problemáticas discutidas. Como resultado observou-se em maior proporção indícios de autonomia e comunicação e em menor grau houve o desenvolvimento de domínio & responsabilidade por parte dos alunos. Diante disso, verificou-se que a proposta contemplou o desenvolvimento da Alfabetização Científico-Tecnológica dos estudantes a partir das atividades realizadas. 

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Publicado

2020-03-24