Primeiros passos de uma professora: experimentando e refletindo

Autores

  • Nicole Cristine Rech
  • Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é discutir sobre as atividades práticas de docência realizadas na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (CCT) no primeiro semestre de 2018. São descritas as aulas sobre Progressão Geométrica (PG), sendo uma aula tradicional e outra diferenciada, apontando as diferenças do planejamento com o decorrer de cada aula e relatando as reflexões, emoções e sugestões de possíveis alternativas que poderiam ser tomadas para melhores resultados. A aula tradicional utilizou-se apenas quadro e giz, já na diferenciada foi utilizada a metodologia de materiais manipuláveis, em específico as dobraduras, para explicar o comportamento de uma PG com as características dos Fractais. A atividade consistia na construção do cartão degrau central, utilizando folha sulfite, fazendo medidas, recortes e dobraduras. Um dos pontos principais que aborda este relato é sobre a importância do planejamento e reflexões sobre as eventuais falhas que ocorrem, a maioria delas por existirem “detalhes sutis” não previstos, talvez por se pensar que o plano de aula é só para os professores, ao invés de pensar também sobre o que os alunos vão fazer nesta aula.

Downloads

Publicado

2020-03-24