Utilização da robótica como instrumento motivacional para estudantes de engenharia elétrica

Autores

  • Jonas Oscar Foyth Santa Catarina State University
  • Aline Moraes Craveiro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Aureo Guilherme Dobrikopf Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Andrei Koch Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Douglas Macedo Sgrott Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

A robótica une diferentes campos de estudo e está em constante crescimento. No Brasil, desde 1999, utiliza-se um kit comercial de robótica no ensino de conceitos de controle e automação na disciplina de introdução ao curso Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (VALLIM et al., 2006). De acordo com esta iniciativa, pode-se esperar que a utilização de práticas que incentivem a resolução de problemas em equipe podem ser um agente motivador do aprendizado e da dedicação dos alunos.

A partir da premissa que a robótica pode ser uma ferramenta para um melhor desenvolvimento cognitivo, criaram-se em várias universidades projetos que abordam a robótica como uma ferramenta educacional. Dentre os grupos criados neste contexto, encontra-se o Grupo Estudantil de Robótica Móvel (GERM) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com o intuito de diminuir o número de evasão dos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, o grupo proporciona através do seu projeto de Ensino, o primeiro contato com a área da robótica, motivando e orientando os recém ingressos a Universidade.

 

Biografia do Autor

Jonas Oscar Foyth, Santa Catarina State University


Estudante de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catariana, do campus Centro de Ciências Tecnológicas - CCT. Atua como bolsista do Grupo Estudantil de Robótica Móvel - GERM do Departamento de Engenharia Elétrica da UDESC - CCT como organizador da ação RODA - Robótica do Amanhã, projeto esse que visa contribuir para a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social por intermédio do uso de kits de robótica móvel.

Referências

COELHO, L. S.; VALLIM, M. B. R. Uma abordagem multidisciplinar de robótica móvel em cursos de tecnologia e de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, XXIX, 2001, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: PUCRS, 2001. p. 479-485.

VALLIM, M B. R.; FARINES, J. M.; CURY, J. E. R. Practicing engineering in a freshman introductory course, IEEE Transactions on Education, vol. 49, no. 1, pp. 74–79, 2006.

Downloads

Publicado

2017-12-21