Obstáculos didáticos no ensino de matemática

Autores

  • Wellington Evangelista Duarte Universidade Federal do Pará
  • Rhômulo Oliveira Menezes Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo designar alguns aspectos no que concerne os conceitos de obstáculos didáticos à luz de Guy Brousseau (1983), partindo do conceito comum de obstáculo como impedimento e/ou obstrução. Dando ênfase nos obstáculos didáticos como aqueles ligados intrinsicamente às escolhas do professor no processo educacional.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. 1ª ed. Curitiba. PR: Editora UFPR, 2007.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistemologiques et les problémes en mathématiques. Grenoble, Recherches en didactique des mathematiques. v. 4, n. 12. p. 165-198. 1983.

PAIS, Luis Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-21