Mecanismos de coordenação aplicados ao contexto de ensino móvel colaborativo

Autores

Resumo

Em ferramentas de aprendizagem colaborativa apoiadas por dispositivos móveis, trocas de mensagens são realizadas pelos usuários para apoiar a construção coletiva de conhecimento pelos membros de um grupo. O registro das atividades ocorridas no grupo pode fornecer indícios de como ocorre a evolução da aprendizagem. Os mecanismos de coordenação aliados com técnicas de learning analytics podem ser utilizados em ambientes de ensino, para apoiar o professor na coordenação e no acompanhamento dos alunos, permitindo-o adaptar as propostas pedagógicas, para obtenção de melhores resultados durante o processo de ensino. Essa pesquisa apresenta uma proposta de sistema que tem como objetivo auxiliar o professor na coordenação e monitoramento dos alunos durante e após a execução das atividades realizadas em uma ferramenta de ensino colaborativo.

Biografia do Autor

Anderson Prante, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Ciência da Computação

Carla Berkenbrock, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Departamento de Ciência da Computação

Referências

DA CUNHA, Lucas Felipe; GASPARINI, Isabela; BERKENBROCK, Carla Diacui Medeiros. Investigando o Uso de Gamificação para Aumentar o Engajamento em Sistemas Colaborativos. In: WAIHCWS. 2013. p. 28-33.

DYCKHOFF, Anna Lea; ZIELKE, Dennis, BÜLTMANN, Mareike, CHATTI, Mohamed Amine; SCHROEDER, Ulrik. Design and implementation of a learning analytics toolkit for

teachers. Journal of Educational Technology & Society, v. 15, n. 3, p. 58, 2012.

LUPION TORRES, Patrícia et al. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 13, 2004.

FUKS, Hugo; RAPOSO, Alberto Barbosa; GEROSA, Marco Aurélio. Do modelo de colaboração 3c à engenharia de groupware. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web–Webmidia, p. 0-8, 2003.

JOVANOVIC, Jelena; GAŠEVIĆ, Dragan; BROOKS, Christopher; DEVEDŽIĆ, Vladan; HATALA, Marek; EAP, Timmy; RICHARDS, Griff. LOCO-Analyst: semantic web technologies in learning content usage analysis. International journal of continuing engineering education and life long learning, v. 18, n. 1, p. 54-76, 2008.

MACHADO, Leonardo Davi Pereira; BERKENBROCK, Carla Diacui Medeiros. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação de computadores com a utilização de dispositivos móveis. 2016. 126 p. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2016.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes. São Paulo: Atlas, p. 09-31, 1995.

Downloads

Publicado

2017-12-21