LEVANTAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS E CASUÍSTICA DE ANEMIA EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NO HOSPITAL DE CLÍNICA VETERINÁRIA DO CAV-UDESC NO ANO DE 2013

Autores

  • Isabela Torquato

Resumo

Na rotina do laboratório de patologia clínica são realizados exames complementares tais como hemograma, bioquímica clínica, urinálise, mielograma, pesquisa de hemoparasitas, testes de compatibilidade entre outros, inerentes a cada espécie animal, os quais permitem avaliar a saúde do mesmo, auxiliando no histórico e exame físico, afim de chegar à um diagnóstico sobre possíveis patologias. Contribuí com a área de clínica médica e cirúrgica, a qual também torna-se importante já que é necessário um acompanhamento pré-operatório. Por meio desse serviço, o projeto de extensão teve como objetivo, através do processamento de amostras e obtenção dos laudos, a implantação de um serviço qualificado, a fim de colaborar com os clínicos para chegar à um diagnóstico mais conclusivo e permitir um tratamento adequado para cada paciente que foi atendido no Hospital de Clínica Veterinária do CAV-UDESC. Além disso, essa atividade é estendida à comunidade de forma a realizar exames para pacientes de famílias carentes, de forma a verificar as doenças mais comuns que acometem esses animais, tendo como um dos objetivos contabilizar o número de hemogramas realizados pelo laboratório de patologia clínica do CAV-UDESC no ano de 2013.E ainda, avaliar a ocorrência de anemia nas diferentes espécies, e verificar quais destas são não regenerativas e regenerativas. Foram realizados 2673 hemogramas, sendo que 2087 exames eram de cães os quais 74% apresentaram anemia arregenerativa e 26% anemia regenerativa. Já em gatos, foram realizados 520 exames, sendo que 60% destes indicou anemia arregenerativa e 40% anemia regenerativa. Neste estudo destacou-se a grande incidência de anemias nestes animais que foram atendidos no hospital veterinário CAV- UDESC e uma prevalência de anemias arregenerativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

TORQUATO, I. LEVANTAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS E CASUÍSTICA DE ANEMIA EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NO HOSPITAL DE CLÍNICA VETERINÁRIA DO CAV-UDESC NO ANO DE 2013. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 90-101, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4545. Acesso em: 28 set. 2022.