O Laboratório De Demonstração E Ensino De Física Como Instrumento De Divulgação Da Ciência

Autores

  • Carlos Raphael Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alex Belluco do Carmo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Kelli de Fátima Ulbrich Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v8i1.4532

Resumo

A utilização de experimentos no aprendizado da física aproxima o jovem do universo científico, desperta seu interesse pelo mesmo e faz com que o aluno interaja com a ciência, despertando o senso crítico, de análise e observação perante os fenômenos que ocorrem nas demonstrações experimentais. A criação e manutenção de um espaço destinado à vivência da ciência através de experimentos, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, é a principal função do Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física (LABDEF). Além disso, esse espaço torna o conhecimento científico acessível de maneira lúdica, explorando o lado lúdico da física, avaliando o que ocorre na demonstração experimental e associando ao cotidiano do aluno, conferindo significado e tornando a ciência mais atrativa, despertando o interesse do público em aprender sobre o mundo científico e tecnológico. Tendo isso em vista, foram preparados roteiros e experimentos de mecânica, termodinâmica, óptica e eletromagnetismo para o acervo do laboratório, que são usados em exposições para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, acadêmicos da UDESC e de outras instituições. Dentro dessa ação, que está em andamento, houve a participação de aproximadamente 1.965 pessoas até o final de 2013, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, despertando o gosto pelo estudo e pela ciência, além de colaborar no sentido de melhorar seu desempenho nas matérias científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Raphael Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Física, Professor Assistente no Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC

Alex Belluco do Carmo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação, Professor Assistente no Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC

Kelli de Fátima Ulbrich, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista de Extensão, Licencianda em Física do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

ROCHA, Carlos Raphael; DO CARMO, Alex Belluco; ULBRICH, Kelli de Fátima. O Laboratório De Demonstração E Ensino De Física Como Instrumento De Divulgação Da Ciência. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 217–228, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i1.4532. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4532. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências