PROJETO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS

Autores

  • Lucas Dominguini Instituto Federal de Santa Catarina Campus Criciúma
  • Luiz Henrique De Biasi IFSC
  • Jéssica Alves Marques IFSC
  • Juliani Conti Martins UNESC
  • Ana Paula Figueiredo IFSC
  • Maristela Gonçalves Giassi Unesc

Resumo

A química faz parte da nossa vida. Toda matéria que existe é composta por elementos químicos, desde os gases até as estruturas mais complexas. Esse trabalho relata os resultados de um projeto de extensão que disponibilizou o laboratório de química do IFSC para realização de atividades experimentais orientadas. Tal proposta teve como objetivo difundir os conhecimentos químicos entre alunos da rede pública e particular de ensino e coletar dados para produção cientifica na área de ensino de química. Para tal, foram realizados minicursos para alunos de ensino fundamental, médio e superior com enfoque diferente para cada etapa de escolarização. Os experimentos serviram para aproximar a química de seus potenciais futuros alunos e permitir o acesso a atividades experimentais. Os dados coletados nessa atividade forneceram informações sobre a potencialidade do uso do laboratório didático como tema gerador de debates na aprendizagem de química.

Biografia do Autor

Lucas Dominguini, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Criciúma

Mestre em Educação, Licenciado em Química

Luiz Henrique De Biasi, IFSC

Bolsista de Extensão. Curso Técnico Concomitante em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Criciúma.

Jéssica Alves Marques, IFSC

Bolsista de Extensão. Curso Técnico Concomitante em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Criciúma.

Juliani Conti Martins, UNESC

Graduanda em Engenharia Química. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Ana Paula Figueiredo, IFSC

Técnica de Laboratório de Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Criciúma.

Maristela Gonçalves Giassi, Unesc

Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

DOMINGUINI, L.; BIASI, L. H. D.; MARQUES, J. A.; MARTINS, J. C.; FIGUEIREDO, A. P.; GIASSI, M. G. PROJETO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 155-161, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4416. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiências