Formação de anfitriões para a oferta de hospedagem compartilhada no Turismo de Base Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641208012024e1011Palavras-chave:
extensão, formação profissional, Turismo de Base Comunitária, hospedagem compartilhadaResumo
Este relato de experiência apresenta o projeto de extensão Minicurso Hospedagem Compartilhada no Turismo de Base Comunitária (TBC), do Instituto Federal de Santa Catarina, cujo objetivo foi a criação e execução de um minicurso autoinstrucional on-line que oferecesse formação profissional aos coletivos de TBC para a oferta da hospedagem em suas residências. O curso, com um mês de duração e carga horária de 20 horas, foi criado por um estudante extensionista da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, sob orientação da professora, e contou com cinco módulos que abordaram assuntos introdutórios sobre turismo, hospedagem, sustentabilidade e práticas operacionais a serem usadas no dia a dia das atividades no TBC. Para a formação dos participantes, foi organizada uma plataforma de aprendizagem com diversos recursos educacionais tecnológicos como vídeos, infográficos, podcast e outros. A elaboração desses materiais ocorreu durante a Especialização, principalmente em suas aulas práticas, nas quais os alunos foram desafiados a explorar as ferramentas de autoria educacionais. Tivemos 47 inscrições e 16 participantes foram certificados ao final. Este relato apresenta o contexto do projeto de extensão, o processo de criação e de oferta do Minicurso, as atividades desenvolvidas e a avaliação dos participantes. O discente extensionista experimentou na prática a criação dos recursos didáticos para o meio digital e a docência on-line, em contato com a comunidade externa. A ação proporcionou difusão de conhecimentos sobre o TBC e incentivo ao aperfeiçoamento na área.
Downloads
Referências
GRUBER, C.; MENDONÇA, I. T. M. Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 3, 2021.
IFSC. Projeto Pedagógico de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Tecnologias para Educação Profissional. Aprovado pela Resolução CEPE/IFSC nº 086 de 13 de setembro de 2018. Florianópolis, 2018.
IFSC. Resolução CONSUP n. 61 de 12 de dezembro de 2016. Regulamenta as atividades de extensão no IFSC. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao61_2016_extensao.pdf . Acesso em: 21 mar. 2022.
MORIN, E. A cabeça feita: repensar a forma, repensar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SILVA, F. P. S.; OLIVEIRA, J. M. C.; FRAZÃO, M. F. A.; NERES, M. J. S. dos S.; DUTRA, V. F. Educação, cidadania e turismo de base comunitária: aplicação do projeto criativos na Escola Estadual Visconde de Itaparica, Cabula, Salvador, Bahia. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 58-72, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12852. Acesso em: 6 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.