AS CONTRIBUÇÕES DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL

O CASO DO NÚCLEO EXTENSIONISTA RONDON (NER/UDESC)

Autores

  • Mariana Laporta Barbosa UDESC/ESAG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641205012021033

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Projeto Rondon, Formação Acadêmica, Cidadania

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do Núcleo Extensionista Rondon (NER), experiência de Extensão Universitária desenvolvida há dez anos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuando de forma descentralizada, o NER insere discentes e docentes na realidade social catarinense, através de ações realizadas periodicamente. Em suas inserções, são desenvolvidas atividades baseadas nos oito eixos da Extensão Universitária, abrangendo assim, pautas educacionais, culturais, sociais, além de outras necessidades locais. Este artigo caracteriza-se pelo método de estudo de caso, utilizando as técnicas de análise documental, entrevista e questionário para a coleta dos dados. A partir das percepções dos discentes e docentes captadas neste trabalho, é possível ter uma ideia do tamanho e relevância do Núcleo. Percebe-se nas respostas, que ao agregar ao processo de formação acadêmica, a ação vai além da qualificação científica.

Referências

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo Extensionista Rondon. Disponível em: https://www.udesc.br/nucleorondon. Acesso em: 20 mar. 2021

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

BARBOSA, M. L. AS CONTRIBUÇÕES DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL: O CASO DO NÚCLEO EXTENSIONISTA RONDON (NER/UDESC). Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 33-56, 2021. DOI: 10.5965/2594641205012021033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/19942. Acesso em: 26 out. 2021.