ORGANIZANDO O ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO CAP-UERJ

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ

Resumo

Este trabalho traz a experiência do projeto extensão Centro de Memória do CAp-UERJ. Este projeto está registrado na UERJ desde 2007 e possui como ações a identificação, manutenção, e preservação da história de uma instituição escolar carioca de tradição e qualidade no campo da educação: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Para isso, nos concentramos no levantamento e organização do seu acervo escolar com vistas a consolidação de seu Centro de Memória. Enquanto um lugar da memória, o Centro de Memória do CAp-UERJ pode se constituir como um espaço de contribuição para a preservação do patrimônio material e imaterial desta instituição de ensino. As múltiplas dimensões e implicações deste projeto revelam a preocupação em não permitir que a experiência dos sujeitos que constroem cotidianamente a escola, se apague na falta de registro e preservação da história. Temos o compromisso ético e epistemológico com a construção de uma escola que se perceba como lócus de história e de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ e na graduação e mestrado da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas" e pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo".

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

DOS SANTOS MORAIS, J. de F. ORGANIZANDO O ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA DO CAP-UERJ. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1857. Acesso em: 3 out. 2022.