COMUNIDADE, ESPAÇO E VIDA: METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO COMUNITÁRIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR

Autores

  • Maria Anezilany Gomes do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1723

Resumo

O Curso de Geografia do CAMEAM/UERN destaca aqui dois projetos de extensão voltados à dimensão da gestão comunitária, utilizando a metodologia participativa de mobilização social. O primeiro, intitulado “Diálogos na Reforma Agrária”, trabalha a dimensão do assentamento rural, voltando-se à participação política para o desenvolvimento local. Enquanto o segundo, denominado “Leitura e intervenção comunitária no Riacho do Meio, Pau dos Ferros (RN)”, realiza-se na escala do bairro, tendo o intuito de impulsionar a consciência crítica e organizativa como condição para o enfrentamento das problemáticas socioespaciais. Ressaltam-se alguns resultados: 1) caminhada de reconhecimento, para o registro de dados sobre as áreas de intervenção, com observação direta da paisagem; 2) aplicação de formulários acerca de aspectos sócio-econômico-culturais, sistematizados e analisados pelos comunitários e membros do projeto; 3) produção de material fotográfico, compondo o acervo de registro visual; 4) levantamento dos sonhos, permitindo a livre expressão dos comunitários; 5) problematização das questões relativas à sustentabilidade do desenvolvimento local; 6) rodas de Conversa, mediante a socialização da história e da memória oral dos comunitários. Entretanto, vale salientar elementos significantes à concretização destes projetos: o respeito às temporalidades das comunidades envolvidas; a busca pela integração entre extensionistas e comunitários; e o estímulo ao fortalecimento dos laços identitários e das relações de confiança. Nesse sentido, estes projetos criam espaços de debate sobre as reformas agrária e urbana no Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na região do Alto Oeste Potiguar, bem como permitido a atuação dos agentes locais que vivenciam diretamente essas problemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafa e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual o Ceará (UECE), professora do Curso de Geografia da UERN, com atuação em ensino, pesquisa e extensão, destacando-se extensão em projetos de planejamento territorial e urbano, na assessoria metodológica e conceitual de Plano Diretor Participativo e Planos de Deenvolvimento de Assentamento, coordenadora de projeto de extensão na UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafo e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual o Ceará (UECE), professor do Curso de Geografia da UERN, com atuação em ensino, pesquisa e extensão, destacando-se extensão em Planos de Deenvolvimento de Assentamento, coordenador de projeto de extensão na UERN.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

DO NASCIMENTO, Maria Anezilany Gomes; DA SILVA, Cícero Nilton Moreira. COMUNIDADE, ESPAÇO E VIDA: METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO COMUNITÁRIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1723. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1723. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências