COMUNIDADE, ESPAÇO E VIDA: METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO COMUNITÁRIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR

Autores

  • Maria Anezilany Gomes do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

O Curso de Geografia do CAMEAM/UERN destaca aqui dois projetos de extensão voltados à dimensão da gestão comunitária, utilizando a metodologia participativa de mobilização social. O primeiro, intitulado “Diálogos na Reforma Agrária”, trabalha a dimensão do assentamento rural, voltando-se à participação política para o desenvolvimento local. Enquanto o segundo, denominado “Leitura e intervenção comunitária no Riacho do Meio, Pau dos Ferros (RN)”, realiza-se na escala do bairro, tendo o intuito de impulsionar a consciência crítica e organizativa como condição para o enfrentamento das problemáticas socioespaciais. Ressaltam-se alguns resultados: 1) caminhada de reconhecimento, para o registro de dados sobre as áreas de intervenção, com observação direta da paisagem; 2) aplicação de formulários acerca de aspectos sócio-econômico-culturais, sistematizados e analisados pelos comunitários e membros do projeto; 3) produção de material fotográfico, compondo o acervo de registro visual; 4) levantamento dos sonhos, permitindo a livre expressão dos comunitários; 5) problematização das questões relativas à sustentabilidade do desenvolvimento local; 6) rodas de Conversa, mediante a socialização da história e da memória oral dos comunitários. Entretanto, vale salientar elementos significantes à concretização destes projetos: o respeito às temporalidades das comunidades envolvidas; a busca pela integração entre extensionistas e comunitários; e o estímulo ao fortalecimento dos laços identitários e das relações de confiança. Nesse sentido, estes projetos criam espaços de debate sobre as reformas agrária e urbana no Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na região do Alto Oeste Potiguar, bem como permitido a atuação dos agentes locais que vivenciam diretamente essas problemáticas.

Biografia do Autor

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafa e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual o Ceará (UECE), professora do Curso de Geografia da UERN, com atuação em ensino, pesquisa e extensão, destacando-se extensão em projetos de planejamento territorial e urbano, na assessoria metodológica e conceitual de Plano Diretor Participativo e Planos de Deenvolvimento de Assentamento, coordenadora de projeto de extensão na UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafo e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual o Ceará (UECE), professor do Curso de Geografia da UERN, com atuação em ensino, pesquisa e extensão, destacando-se extensão em Planos de Deenvolvimento de Assentamento, coordenador de projeto de extensão na UERN.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

DO NASCIMENTO, M. A. G.; DA SILVA, C. N. M. COMUNIDADE, ESPAÇO E VIDA: METODOLOGIA PARTICIPATIVA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO COMUNITÁRIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1723. Acesso em: 28 out. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiências