EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Uma relação integrativa entre Instituições Públicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464124215Palavras-chave:
Relações comunidade-instituição, Educação ambiental, ExtensãoResumo
A extensão complementa a formação dos universitários propiciando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas atividades de ensino. Este trabalho teve como objetivo abordar temas abrangentes de educação ambiental envolvendo ensino-pesquisa-extensão com envolvimento de três diferentes Instituições Públicas do Município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. O trabalho com as três Instituições Públicas (Escolas Municipais, Organização Militar e Universidade Federal do Pampa) ocorreu durante dois anos (2017-2018), sendo abordados temas de educação ambiental por meio de palestras e atividades práticas como produção de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas com recuperação de áreas degradadas e/ou estabelecimento de pomares/arborização. As palestras foram ministradas para cerca de 60 alunos das Escolas e 70 integrantes da Organização Militar com aproveitamento satisfatório, sendo refletido nas atividades práticas, com semeadura e plantio de quinze espécies diferentes (em torno de 3500 mudas) em áreas estabelecidas pelas Instituições Públicas. Pode-se dizer que a extensão universitária representou um espaço privilegiado e enriquecedor para os envolvidos nas atividades apresentadas. Da mesma forma, o projeto despertou a consciência ambiental nos integrantes envolvidos (comunidade acadêmica e do município), além de ser uma excelente via de divulgação da Universidade Federal do Pampa.Downloads
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