DESNATURALIZAR O OLHAR: MODOS DE VER E SE RELACIONAR COM AS IMAGENS A PARTIR DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO
Resumo
O presente artigo compartilha algumas experiências advindas de um estágio curricular, onde fui movimentada por questões relacionadas aos modos de ver e sermos vistos, nos contextos educacionais em que estava inserida. Tais movimentos foram traçados a fim de pensar o DESnaturalizar do olhar e das imagens a partir de visualidades provenientes das redes sociais e trabalhadas nas aulas de artes. Operei com os conceitos de processos de subjetivação e de imagem, de autores como Félix Guattari (2000), Michel Foucault (2014) e J. W. T. Mitchell (2008), que contribuíram para o que vinha pensando em torno dos estudos da cultura visual Hernández (2013).Downloads
Publicado
2016-12-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.