Um museu de arte em Curitiba: considerações sobre a criação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (1970), em meio ao processo de modernização de Curitiba

Autores

  • Fernanda Micoski da Costa Universidade Federal do Paraná

Resumo

Ao promover a reflexão acerca da criação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, criado em 1970, na gestão de Paulo Pimentel, é possível analisar as motivações e ações políticas e ideológicas que culminaram na fundação do museu, bem como o papel que este exerceu no estímulo da produção artística local, ao longo da gestão de seu primeiro diretor Fernando Pernetta Velloso (1970-1983). A inauguração do museu foi apresentada na imprensa local como um ato político de incentivo à modernização da cidade, com a finalidade de colocá-la a par e passo com os demais centros culturais do Brasil.

Biografia do Autor

Fernanda Micoski da Costa, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em História, pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuei no setor de Ação Educativa (2010) e no setor de Acervo (2012), no Museu Oscar Niemeyer. Lecionei a disciplina de História (2011), no Colégio Loureiro Fernandes. Atualmente, atuo com Educação Patrimonial na empresa Scientia Consultoria Científica.

Downloads

Publicado

2015-02-05