Entrelaçar: saber racional e saber sensível no ensino da história das artes visuais

Autores

  • Vanessa Seben Willemann Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) Centro-Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Censupeg)

Resumo

Este ensaio apresenta estudo teórico e empírico para engendrar proposta de ensino em História das Artes Visuais, de maneira anacrônica, visando o entrelaçar dos saberes racionais e sensíveis, partindo da reflexão da intersubjetividade nas aulas de arte. Destaca-se a importância do educar o sensível, pois a ênfase na racionalidade é a marca do ensino-aprendizagem contemporâneo. A proposta de ensino é pautada em Duarte Júnior, Ostrower, Didi-Huberman; as questões sobre aprendizagem em Tassinari e Vygotsky.  De cunho qualitativo com observação participante e análise individual de dois alunos, acredita-se ter contribuído com uma proposta que mobilize as instâncias cognitivas e afetivas para desenvolvimento do ser humano integral.

Downloads

Publicado

2014-12-20