O espaço reinventado - contaminações entre imagem e som
Resumo
O artigo trata das relações entre som e espaço na arte contemporânea e no cinema, buscando investigar algumas obras que se propuseram a permear as linhas fronteiriças entre ruído e música, arte e vida cotidiana. O principal trabalho abordado será a instalação sonora Lowlands (2010), da artista escocesa Susan Philipsz. A obra consiste em alto-falantes instalados debaixo de três pontes sobre o rio Clyde, em Glasgow (GBR), emitindo um canto a capela, perfurado de intervalos e silêncios, que se mistura à paisagem sonora da cidade engendrando um ecossistema acústico que combina intensidades aleatórias com construções intencionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.