Desenho infantil: possibilidades de ensino a crianças com deficiencia intelectual

Autores

  • Liane Carvalho Oleques

Resumo

O texto apresenta a proposta de pesquisa no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais. Por meio de estudos referentes ao desenho infantil e métodos utilizados para o ensino do desenho a crianças cegas, o objetivo da pesquisa é criar e aplicar proposições para o ensino de desenho a crianças com deficiência intelectual, considerando a importância deste para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Para o aporte teórico deste trabalho serão utilizados autores que tratam da ligação entre desenho, comunicação e cognição como Duarte, Luquet, Wallon e Vigotski, bem como autores que subsidiaram no tocante a educação, arte e deficiência como  Reyli.

Biografia do Autor

Liane Carvalho Oleques

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Desenho Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é doutorando do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Do estado de Santa Catarina, bolsista CAPES. Atuou como professora da disciplina de Artes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Florianópolis.

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Publicado

2015-02-05