Leonilson e a narrativa de si

Autores

  • Katiucya Perigo EMBAP UNESPAR Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná

Resumo

A investigação da narrativa nas artes visuais contemporâneas conduziu ao estudo da obra do brasileiro Leonilson. A autobiografia característica surge nas palavras do artista e nas reflexões de Lagnado, Riccioppo, Cassundé. Do conjunto da obra destacam-se as que abordam a verdade e o preconceito, bem como as dos anos finais de sua vida, quando estava doente. Time and narrative de Elkins orientou as análises. Discute-se também a inutilidade da tarefa do historiador que constrói uma história linear sobre as obras contemporâneas que tendem a desconstruir a narrativa tradicional. O contraponto se dá com a ideia de que o pesquisador, ciente de que sua narrativa é uma pretensa tradução imperfeita, mantém sua tarefa legítima.

Biografia do Autor

Katiucya Perigo, EMBAP UNESPAR Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná

Professora Adjunta de História da Arte da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus 1 - Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Possui graduação em Educação Artística (1999) e mestrado em História (2003) onde realizou a biografia de um artista plástico paranaense. Ambos foram cursados na UFPR-Universidade Federal do Paraná onde também realizou o doutorado em História (2008). Na tese estudou a constituição do meio artístico moderno no PR enfocando o campo das artes visuais. É membro associado da ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas) no Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte. Já foi professora seletista da UFPR e da FAP-Faculdade de Artes do Paraná. Também atuou como docente na Pós-Graduação Lato Sensu da PUC-Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da FACINTER, da FAP e da Faculdades Bagozzi. Tem experiência na área de História da Arte e Crítica de Arte.

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Publicado

2014-12-20