Voyerismo Incômodo: a construção imagética do filme Shame
Resumo
Este artigo analisa a construção imagética do filme Shame, de Steve Mc Queen, traçando uma reflexão sobre questões da visualidade e a imagem a partir das expectativas que gera e frustra no espectador. Shame, através de sua construção visual, se afasta dos filmes comerciais atuais e nos leva à possibilidade de um olhar voyeur, mas que não é prazeroso e sim constrangedor. Através dessa análise pretende-se evidenciar as complexidades envolvidas na discussão sobre a visualidade no cinema atual.
Palavras-chave: cultura visual, visualidade, cinema.
Awkward voyeurism – Imagetic construction in the film Shame
Abstract: This article analyzes the imagetic construction of the film Shame, by Steve Mc Queen, outlining considerations about visuality and image issues from the expectations the film generates and frustrates on the viewer. Shame, through its visual construction, moves away from current commercial films and takes us to the possibility of a voyeur look, although one that is not pleasant but embarrassing. Through this analysis this article tries to evidence the complexity involved in a discussion on visuality in current cinema.
Keywords: visual culture, visuality, cinema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.