DIMENSÕES DO SAGRADO E PROFANO NA CIDADE – A HIEROFANIA NO ESPAÇO EXPOSITIVO EM TERRA COMUNAL
Resumo
O presente artigo propõe uma análise da mostra Terra Comunal – Marina Abramović + MAI, que aconteceu no Sesc Pompeia em São Paulo em 2015, tendo como fio condutor a mitologia artística que envolve a imagem da artista Marina Abramović e como sua imagem de artista, constituída enquanto símbolo, tem o poder de provocar hierofanias instaurando aspectos do Sagrado no espaço expositivo. Partindo das concepções da Antropologia e Hermeneutica simbólica, mais precisamente de acordo com o historiador da religião Mircea Elíade, entendo o símbolo enquanto presentificação e manifestação do indizível, e o pensamento simbólico e o mito enquanto imagens que são substanciais e intrínsecos ao ser humano, precedendo a linguagem e a razão discursiva, cruciais para o conhecimento dos aspectos mais profundos do ser humano, aqueles que estão além do construto social histórico da humanidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.