Os jogos tradicionais nas aulas de matemática:uma proposta envolvendo bolinhas de gude.

Autores

  • Josiane Borgmann Viana UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Regina Helena Munhoz UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Joana Alves Steil UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este artigo apresenta uma das atividades, envolvendo jogos tradicionais, que fazem parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. O texto objetiva uma atividade desenvolvida com alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo especificamente bolinhas de gude, propiciando aos alunos uma vivência lúdica com esse jogo considerado tradicional. Além disso, os alunos elaboraram novas estratégias de jogar, estimulando o raciocínio lógico, bem como desenvolveram outros conceitos matemáticos pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem. Concluindo, essa vivência, propiciou oportunidade do levantamento de hipóteses matemáticas, a elaboração de novas possibilidades de jogar e estimular a participação de todos. Por sua vez, os professores podem utilizar esse recurso como ferramenta na sua prática pedagógica nas aulas de matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-22

Como Citar

VIANA, Josiane Borgmann; MUNHOZ, Regina Helena; STEIL, Joana Alves. Os jogos tradicionais nas aulas de matemática:uma proposta envolvendo bolinhas de gude. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 116–124, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/7975. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência