O que dizem as produções paranaenses quanto ao ensino das geometrias não euclidianas a partir da publicação das Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná

Autores

  • Viviane Aparecida Bagio Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar as pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação no estado do Paraná e que contemplam o conteúdo de Geometrias Não Euclidianas. Estes estudos foram realizados entre os anos de 2009 e 2014 a partir da publicação do documento de Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (em 2008) e a realização de algumas medidas de implementação desse documento. A partir disso, a proposta é tecer algumas considerações sobre as realidades encontradas e as propostas de ensino destes conteúdos, uma vez que o conteúdo de Geometrias Não Euclidianas foi inserido neste novo documento curricular do Estado do Paraná e que diversas ações foram empregadas com vistas à torná-lo “natural” e possível de ser ensinado como qualquer outro conteúdo da disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Downloads

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

24-07-2015

Como Citar

BAGIO, Viviane Aparecida. O que dizem as produções paranaenses quanto ao ensino das geometrias não euclidianas a partir da publicação das Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 45–65, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6235. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos