Uma investigação na sala de aula de Matemática da EJA: Matemática Financeira,tecnologias e cidadania

Autores

  • Marco Aurélio Kistemann 1º autor:UFJF 2º autor (Estado-Rio de Janeiro)
  • Luciano Pecoraro Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/MG

Resumo

Este artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa em uma sala de aula de matemática. A pesquisa foi desenvolvida num colégio público estadual da cidade de Miguel Pereira (Brasil-Rio de Janeiro) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Embasando-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e em ideias sobre cidadania de Nilson José Machado, foram incorporadas às práticas da sala de aula de matemática ferramentas tecnológicas como meios de promover a inclusão digital, e paralelamente, como instrumentos auxiliadores de tomadas de decisão nas situações de cunho financeiro-econômicas problematizadas. Diante da escassez de materiais atualizados e adequados ao público da EJA, seja no âmbito editorial, quanto por meio de publicações no meio acadêmico, apresentamos como resultado de nossa investigação, um produto educacional com situações-problema, cujo escopo central é o desenvolvimento nos indivíduos-consumidores frequentadores das aulas de materacia financeiro-econômica e da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann, 1º autor:UFJF 2º autor (Estado-Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  Junior
Federal University of Juiz de Fora (UFJF)
Director of the Brazilian Society of Mathematics Education-MG
Group Leader of the Financial-Economic Research in Mathematics Education (GRIFE/UFJF)
Postgraduate Program in Mathematics Education-Professional Master's in Mathematics Education
Department of Mathematics (ICE)-Room 408
BrazilTWITTER: @MARCOKISTEMANN(32) 91080105
Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
 

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

KISTEMANN, Marco Aurélio; COSTA, Luciano Pecoraro. Uma investigação na sala de aula de Matemática da EJA: Matemática Financeira,tecnologias e cidadania. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 24–44, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6226. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos