AnimAção – guia para produção de vídeo com técnicas de animação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0102

Palavras-chave:

produção de vídeo, estudantes, animação

Resumo

Este artigo aborda a elaboração e aplicação do produto educacional, que se constitui em um guia intitulado “Animação - guia para produção de vídeo com técnicas de animação”, sendo material de apoio didático para produção de animação em vídeo. O objetivo é favorecer a utilização das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação e proporcionar uma atuação protagonista dos discentes. Para tanto, o guia se apresenta em formato digital e interativo, considerando um público adolescente. Elaborado com base na teoria da Aprendizagem Criativa, proposta por Seymor Papert e Michel Resnick. Foi aplicado em contexto real de sala de aula, em uma escola pública em Joinville, SC, com estudantes do 2º ano do ensino médio, inserido como recurso para realização de atividade de produção de vídeo por estudantes como proposta de atividade de Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida. A validação se deu através de um questionário anônimo aplicado aos estudantes que tiveram contato com o e-book. Os resultados indicam que os alunos ficaram satisfeitos com o conteúdo e a apresentação do material, tendo destacado como aspectos positivos: a facilidade de entendimento dos textos, a diversão e o caráter informativo do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliane Vasconcelos dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Joinville/SC/Brasil.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), professor efetivo na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Joinville/SC/Brasil.

Referências

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BARBOSA, Jaqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Escrevendo o Futuro, agosto de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília - DF: MEC (2019).

COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo juvenil passo a passo: um pequeno guia para o educador – Programa Cuidar, Takano editora gráfica, 2001.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda L. S; MARTINS, Silvana N. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, vol 14, n. 1, p. 269 a 288, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a Edição. São Paulo. Atlas, 2002.

RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre, 2020.

SANTOS, Verônica Gomes dos; GALEMBECK, Eduardo. Por uma ciência para o dia a dia: possibilidades para aprendizagem criativa e significativa na educação básica. X Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, n.ºextraordinario (p. 4035-4040), 2017.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Novo ensino médio. Portfólio dos (as) educadores (as). Secretaria de Estado da Educação - SED/SC, 2020.

SILVA, Marcos Manoel; KEMCZINSKI, Avanilde; SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. (2022). O Uso das Metodologias Ativas nas Áreas de Matemática e Ciência da Computação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Jornal Internacional de Estudos em Educação em Matemática (JIEEM) v.15, n.1, p. 36-46, 2022.

SOARES, Elisabete Aparecida Alves; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; DIAS, Fátima Aparecida da Silva. Formação do professor da educação básica na perspectiva da aprendizagem criativa. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.4, p. 1879-1894 out./dez. 2020. e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo – PUC/SP

WIIT, Diego Teixeira, KEMCZINSKI, Avanilde. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação: Uma Revisão da Literatura. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 12-31, jan./abr. 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-09

Como Citar

VASCONCELOS DOS SANTOS, Maria Eliane; PEREIRA, Kariston. AnimAção – guia para produção de vídeo com técnicas de animação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2357724X112023e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24878. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias