Educação profissional e tecnológica e mulheres na gestão: uma perspectiva histórica do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0107

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, gênero, mulheres, documentário, produto educacional

Resumo

O produto educacional apresentado nesse artigo trata-se de um documentário de aproximadamente 18 minutos, que aborda o conceito e origem da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e discorre sobre a história de uma instituição em específico situada no interior de Goiás, trazendo a participação das mulheres na gestão nos mais de 70 anos do campus como narrativa principal. O documentário tem por base a pesquisa documental desenvolvida durante o mestrado e utiliza de fotografias, documentos e vídeos curtos para sua construção. Este produto educacional foi elaborado pensando num público bastante diverso. Como trata-se de uma pesquisa voltada para um tema transversal, as relações de gênero, pode ser discutido em diversos contextos. O trabalho aqui apresentado foi construído no formato de um relato de experiência descrevendo o processo de discussão, formulação, aplicação e validação do produto educacional. A aplicação do produto ocorreu em ambiente virtual, atrelado a um curso curta duração ofertado via AVA Moodle par uma turma de alunos do curso de Pedagogia da UAB. Acredita-se após a validação do produto educacional que ele cumpre com seu propósito, ao trabalhar os conceitos de EPT e discutir as relações de gênero a partir da história do IF Goiano Campus Urutaí.

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Biografia do Autor

Mariana Lucas Mendes, Instituto Federal Goiano

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em 2020, graduação em Letras/Libras (2021) pela ProMinas e Geografia (2007) pela UEG, Tradutora e Intérprete de Libras, IF Goiano – Campus Urutaí, Pires do Rio/Goiás/Brasil.

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (1995), Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, IF Goiano – Campus Urutaí, Pires do Rio/Goiás/Brasil.

Referências

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

MENDES, Mariana Lucas; RIBEIRO, Cristiane Maria. Educação profissional e tecnológica e mulheres na gestão: uma perspectiva histórica do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0107, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24869. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias