Ensino de função exponencial com a metodologia de resolução de problemas: relato de uma prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0108

Palavras-chave:

educação matemática, metodologia de resolução de problemas, prática docente

Resumo

O presente artigo apresenta o produto educacional gerado a partir da pesquisa intitulada “Ensino de Função Exponencial com a Metodologia de Resolução de Problemas: Relato de uma Prática”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). O produto educacional é uma página no Facebook composta pelas atividades aplicadas, sugestões de atividades, relatos das atividades, vídeos das resoluções das atividades relatos das práticas da aplicação das situações-problemas sobre função exponencial através da resolução de problemas, resoluções das atividades, vídeos e sugestões de problemas para aplicações e sugestões de vídeos, cujo objetivo é compartilhar experiências e trocar informações, motivar e incentivar educadores em suas práticas. A concepção do produto educacional teve por objetivo contribuir com a prática docente do professor em serviço, tanto nas aulas de matemática quanto na sua vida profissional. Na página “Facebook”, são descritas as atividades que foram aplicadas em sala de aula por meio da metodologia Metodologia de Resolução de Problemas, baseada nos estudos das pesquisadoras Lourdes de la Rosa e Norma Suely Gomes Allevato, que foram aplicadas em sala de aula juntamente com os objetos do Geogebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Vieira Macalós, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC/Brasil.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Matemática Aplicada, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), Departamento de Matemática - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/SC/Brasil.

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/SC/Brasil.

Referências

GEOGEBRA, 2016. Disponível em: https://www.geogebra.org. Acesso em 03. mai. 2018.

ONUCHIC, Loudes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas – Aritmética, Álgebra e Geometria. In: Anais da Primeira Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria - UFSM, 2008, p.1-7.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

ONUCHIC, Loudes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.

ONUCHIC, Loudes de la Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço pedagógico v. 20, n. 1, Passo Fundo, p. 88-104, jan./jun. 2013.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopner; JUSTULIN, Andressa Maria. Resolução de problemas: Teoria e prática. Jundaí, Paco Editorial: 2014.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Palestra de encerramento do IV SERP e I SIRP. Disponível em: http:// https://www.youtube.com/watch?v=WuGWUojkIbE. Acesso em: 01 dez. 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

MACALÓS, Larissa Vieira; AGUIAR, Rogério de; HENNING, Elisa. Ensino de função exponencial com a metodologia de resolução de problemas: relato de uma prática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0108, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24865. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias