Construção de roteiro cinematográficos: uma sequência didática privilegiando a visualidade e a cultura surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0109

Palavras-chave:

educação de surdos, Libras, roteiro cinematográfico

Resumo

Tendo como pressupostos teóricos as propostas de educação bilíngue para estudantes surdos, o uso da Libras como primeira língua de instrução e os correlacionando com os estudos de cinema na área da escrita de roteiro cinematográfico, este artigo relata o caminho percorrido por pesquisa de mestrado profissional que, utilizando um grupo focal formado por professores surdos e intérpretes de língua de sinais, pode analisar questões relativas ao formato e acessibilidade de roteiros cinematográficos visando a sua apropriação por estudantes falantes de Libras como primeira língua. O produto educacional resultante da pesquisa contém uma sequência didática com explicações sobre o tema e a proposição de um formato de roteiro cinematográfico que privilegie a visualidade e a cultura surdas.

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Biografia do Autor

Oscar Raimundo dos Santos Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestre em Educação Inclusiva, Professor, IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue, Palhoça/SC/Brasil.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Química, Professora Associada, Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação a Distância (CEAD), Florianópolis/SC/Brasil.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística, Professora Associada, UDESC (PPGECMT) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville/SC/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

JÚNIOR, Oscar Raimundo dos Santos; BLANCO, Soeli Francisca Mazzini Monte; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. Construção de roteiro cinematográficos: uma sequência didática privilegiando a visualidade e a cultura surda. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0109, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24862. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias