Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0115

Palavras-chave:

conceito de função, covariação, GeoGebrabook

Resumo

Este texto é oriundo de um trabalho de investigação sobre o ensino e aprendizagem do conceito de função com uma abordagem dinâmica de covariação, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina. Para tanto, o referencial teórico apresenta a forma como o conceito de função vem sendo abordado e a necessidade de se disponibilizar aos alunos atividades em contextos dinâmicos, ou seja, por meio de objetos de aprendizagem a partir dos quais o estudante possa prever, por intermédio de situações-problemas, o comportamento de grandezas que se modificam ao longo do tempo. Nessa perspectiva, desenvolvemos um produto educacional, um material não convencional como o livro didático, mas sim, um livro dinâmico, denominado “COVARIAÇÃO E O CONCEITO DE FUNÇÃO: objetos dinâmicos”. Nele está inserido atividades que permitem explorar diferentes representações de um mesmo objeto matemático conectados de maneira dinâmica e vinculados ao raciocínio covariacional. Uma das atividades desse produto educacional foi experimentada em uma turma de Ensino Médio. Os resultados alcançados indicam contribuições positivas desse produto educacional para o desenvolvimento do raciocínio covariacional do aluno, no que tange a aprendizagem do conceito de função. Além disso, as atividades inseridas no livro, possuem a intencionalidade de proporcionar, além de simulação de situações-problemas, a transformação concomitante de diferentes registros de representação semiótica, permitindo ao aluno, articular a visualização e a experimentação em um mesmo ambiente, ou seja, na mesma janela de visualização, algo que no ambiente do lápis e do papel seria limitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Moizés Lima, Rede privada de ensino de Itajaí/SC

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática e Tecnologias - PPGECMT da UDESC/CCT, Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participa do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, mestre e doutora em Engenharia de Produção -UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Professora associada do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática : Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Universitário do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui doutorado em matemática aplicada pela UNICAMP. Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Ciências e Tecnologias -PPECMT da UDESC

Referências

ÁVILA, G. Limites e derivadas no ensino médio? Revista do Professor de Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Matemática, nº 60, p. 30-38, 2006.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

CARLSON, Marilyn et al. Razonamiento covariacional aplicado a la modelación de eventos dinámicos: Un marco conceptual y un estudio. Revista Ema, v. 8, n. 2, p. 121-156, 2003.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

DUVAL, Raymond et al. Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos... 2030!. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 1-23, 2015.

DUVAL, Raymond et al. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 01-78, 2017.

GONÇALVES, W. J., TREVISAN, A. L., Silva, D. D. L. da, & Ribeiro, A. J. (2020). Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetike, 28, e020026

LIMA, JEFERSON MOIZÉS. Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 42. 2019a.

LIMA, JEFERSON MOIZÉS. Objetos dinâmicos de aprendizagem para exploração do conceito de função na perspectiva da covariação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 101. 2019b.

NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática Dynamic Mathematics Books. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 78-102, 2020.

OEHRTMAN, Michael; CARLSON, Marilyn; THOMPSON, Patrick W. Foundational reasoning abilities that promote coherence in students’ function understanding. Making the connection: Research and teaching in undergraduate mathematics education, v. 27, p. 42, 2008.

SANTOS, Cláudia A. e INAFUCO, Julio. Matemática: 1° ano. Ensino Médio. Ed. Edebe, 2017.

THOMPSON, P. W., & CARLSON, M. P. (2017). Variation, covariation, and functions: Foundational ways of thinking mathematically. In J. Cai (Ed.), Compendium for research in mathematics education (pp. 421-456). Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

LIMA, Jeferson Moizés; SIPLE, Ivanete Zuchi; AGUIAR, Rogério de. Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0115, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24858. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias