Trilhas para o trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0116

Palavras-chave:

produto educacional, ABP, produção textual, recursos tecnológicos digitais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um produto educacional resultado da dissertação intitulada "Ensino e aprendizagem de produção textual, uma proposta baseada na problematização, nos recursos tecnológicos digitais e no mundo do trabalho" do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias. O produto educacional é composto por uma sequência didática que aborda a temática do mundo do trabalho para o ensino de produção textual de Currículo e Portfólio Profissional. No intuito de levar o estudante à resolução de problemas e desenvolvimento de sua autonomia de variadas formas optou-se pela adoção da aprendizagem baseada em problemas com uso de recursos tecnológicos digitais. As principais ferramentas selecionadas para desenvolvimento das atividades e inclusão do aluno no mundo digital foram o Google Drive, a plataforma Edulivre e o Padlet. Este PE foi desenvolvido com alunos da 2ª série do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual de forma presencial e remota. Dos alunos participantes, apenas 11% cumpriu a proposta integralmente. A baixa adesão às aulas remotas aponta a necessidade de oferta de políticas públicas que efetivem a garantia constitucional do direito de acesso à Educação.

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Biografia do Autor

Jaqueline Dias da Silva, Rede de Educação Básica do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino e suas Tecnologias, professora da Educação Básica da SEEDUC RJ, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil.

Valéria Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Ciências Naturais (Ensino de Ciências), professora titular do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, Jaqueline Dias da; MARCELINO, Valéria Souza. Trilhas para o trabalho. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0116, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24857. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias