Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma Geogebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0112

Palavras-chave:

GeoGebra, livro dinâmico, vetores, representação semiótica

Resumo

Neste artigo, apresentamos um produto educacional no formato de um livro dinâmico construído no GeoGebra. Esse produto educacional é resultado da dissertação: “Práticas Matemáticas no Ensino de Vetores: a conversão de registros de representação semiótica com apoio de um livro dinâmico”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Seu propósito principal é enriquecer a abordagem das atividades relacionadas a vetores por meio de uma perspectiva dinâmica e fundamentadas na teoria de registros de representação semiótica, buscando beneficiar tanto os educadores quanto os discentes nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica. O livro dinâmico, criado na plataforma do GeoGebra, assume a forma de um recurso on-line que explora vários tópicos de vetores, como coordenadas no plano e no espaço, equivalência vetorial, operações vetoriais, produto escalar, além de áreas e volumes. Os resultados derivados das experimentações conduzidas por dois professores de Geometria Analítica, dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, apontaram que as atividades do produto educacional proporcionaram recursos potenciais para a prática docente, pois oportunizaram uma mediação dinâmica nas aulas de introdução ao ensino de vetores, permitindo que os alunos transitassem entre diversas representações de vetores, contribuindo assim para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina do Nascimento Arena, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Professora, Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari (IFC), Araquari/Santa Catarina/Brasil.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção, Professora, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville/ Santa Catarina/Brasil.

Referências

D’AMORE, Bruno. Epistemologia e Didática da matemática. São Paulo: Ed. Escrituras,2005.

DIAS, Marlene Alves; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; COLETTI, Christianne. A transição Ensino Médio e Superior: a noçao de retas e planos em R2 e R3. En: P. Lestón (editora). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. Comité Latinoamericano de Matemática Educativa. Vol. 23. México. 2010.

DUVAL, Reymond. Registres de representation sémiotique e fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences Gognitives. Strasbourg: IREM-ULP, v. 5, p. 37-64, 1993.

DUVAL, Reymond. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 11(2), p. 01- 78, 2016

DUVAL, Reymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus. p. 11-33, 2013.

KRISTINSDÓTTIR, Bjarnheiður. GeoGebra Books. 5 de outubro de 2016. Disponível em: geogebra.org/m/ztaQMAMx. Acesso dia: 16 de outubro do 2021.

LEMKE, Raiane. Funções Reais de duas variáveis e GeoGebra: um livro dinâmico para o ensino de cálculo. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em ensino de ciências, matemática e tecnologias) Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017.

NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 9(2), p.78-102, 2020

PATRÍCIO, Rafael Silva. As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Dissertação (Mestrado em educação em ciências e matemáticas) da Universidade Federal do Pará, 2011.

RONCAGLIO, Viviane. Registros de Representação Semiótica – Atividades de Conversão e Tratamento em Vetores e suas Operações a partir da argumentação de Estudantes de Engenharia. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,2015.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

ARENA, Karina do Nascimento; SIPLE, Ivanete Zuchi. Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma Geogebra. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0112, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24850. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias