Educomunica com ação - Formando professores em educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0123

Palavras-chave:

educomunicação, formação de professores, tecnologias digitais de informação e comunicação, prática pedagógica educomunicativa

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Produto Educacional 'Educomunica com Ação: formando professores para atuarem em Educomunicação'. Deste modo, descrevemos a construção deste Produto Educacional (PE), que transcorreu em paralelo com a dissertação do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade de Santa Catarina, intitulada  'Formação de Professores em Práticas Pedagógicas Educomunicativas'. Pretende-se, aqui, abordar os passos seguidos a fim de que os elementos integrantes da pesquisa  fossem inseridos como parte do PE, fundamentando o processo, incluindo sua validação. Neste contexto, abordamos a metodologia utilizada para desenvolver esta formação voltada a professores do Ensino Fundamental I do Município de Joinville, explanando seus questionamentos iniciais, os quais colaboraram para gerar o Produto Educacional em questão. Também abordamos os processos integrados por questionário aplicado, revisão de literatura, grupo focal, análise de práticas pedagógicas educomunicativas (PPE) que culminaram em um projeto-piloto; e que por conseguinte contribuíram na construção do produto final. A partir da análise de todos esses elementos foi possível a criação de uma formação para professores, tendo como o tema a Educomunicação.  Para divulgação e replicabilidade, o PE foi desenvolvido em duas versões: um Guia em PDF e um site educacional. Discutimos ainda os resultados obtidos desde a finalização desse processo até a publicação e divulgação deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Aparecida Asquino, Rede municipal de Educação de Joinville

Mestra em  Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Professora  Efetiva, Prefeitura Municipal de Joinville, Secretaria de Educação, Joinville/SC/Brasil

Fabiola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística, Professora  Efetiva, Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Ciências Tecnológicas, Joinville/SC/Brasil

Rafael Gué Martini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências da Educação, Professor, Universidade do Estado de Santa Catarina – Departamento de Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis/SC/Brasil

Referências

ASQUINO, M. A. Formação de Professores em Práticas Pedagógicas Educomunicativas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade de Santa Catarina - UDESC, Joinville, 2022.

ASQUINO, M. A. ; SELL, F. S. F. ; MARTINI, R. G. . Educomunica com Ação: Formando Professores em Educomunicação. Joinville, 2022.

BACCO, T. S. Grupo colaborativo e o uso da mídia na escola: avaliação de uma proposta formativa de professores. 2016. Dissertação (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Presidente Prudente, 2016.

BARBOUR, R. Grupos Focais. Porto Alegre : Artmed, 2009.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVILLE, C. DIONNE, J. A Construção do Saber: Manual da Metodologia em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999

MARCONI, M de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo : Atlas 2003.

MARTIN-BARBERO, J.. A comunicação na Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

NONATO, A. C. M.; REIS, R.; PAIXÃO, P. B. S.. A inserção da educomunicação digital na educação básica. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 8, 2017.

SARTORI, A. S. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62 - 79, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021062.

SARTORI, A. S.; SOUZA, K. R.. Estilos de aprendizagem e a prática pedagógica educomunicativa na educação infantil: contribuições do desenho animado para a aprendizagem das crianças contemporânea. Revista Estilos de Aprendizaje. Espanha, v. 5, n. 10, 2012.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a Reforma do Ensino Médio.2 ed. São Paulo: Paulinas, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

ASQUINO, Monica Aparecida; SELL, Fabiola Sucupira Ferreira; MARTINI, Rafael Gué. Educomunica com ação - Formando professores em educomunicação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0123, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24844. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias