As contribuições de unidades didáticas apresentadas em um produto educacional com base no desenho universal para a aprendizagem da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0122

Palavras-chave:

produto educacional, matemática, desenho universal para aprendizagem

Resumo

Este artigo relata o produto educacional desenvolvido a partir de práticas didáticas, subsidiadas pelos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), realizadas durante uma pesquisa de mestrado profissional, contemplando resultados de práticas estabelecidas em sala de aula, com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município de Joinville- SC. O produto educacional foi desenvolvido no formato de um ebook, a fim de possibilitar o compartilhamento de ideias e atividades para profissionais da educação que buscam desenvolver atividades relacionadas a práticas diferenciadas e mais acessíveis. A partir dessas características, o presente artigo tem como principal objetivo responder ao seguinte questionamento: Como um produto educacional, contendo práticas didáticas, subsidiadas pelos Princípios do DUA, pode contribuir para a interação e acessibilidade na aprendizagem da matemática e por consequência promover o engajamento dos alunos com e sem dificuldades de aprendizagem? Como resposta ao questionamento, compreendeu-se que, um produto educacional, contendo tais práticas, pode promover o acesso a um planejamento com foco na acessibilidade e por consequência, conectar estudantes na aprendizagem da matemática. Além de apresentar tais práticas, este material foi elaborado em duas versões de ebook, possibilitando acesso a professores com ou sem deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelize Hoefelmann Bachmann, UNISENAI

Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (UDESC), Professora de Design e Arquitetura da Unisociesc, professora de Técnicas de pesquisa do Centro Universitário Unisenai, Professora das áreas de gestão e artes Senac Joinville/SC/Brasil.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UFSC, Professora Associada, UDESC (PPGECMT) -  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/SC/Brasil.

Referências

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a aprendizagem: a produção Científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, p.143-160, mar. 2018.

BACHMANN, Evelize Hofelmann. AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS E SENSORIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Joinville, 2020.

BACHMANN, Evelize Hofelmann; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira Sell. Matemática para todxs: Unidades didáticas alicerçadas no Desenho Universal para Aprendizagem. Produto Educacional - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Joinville, 2020.

CAST. Design for Learning guidelines – Desenho Universal para a aprendizagem. CAST, 2018. (Universal version 2.2. - www.cast.org / www.udlcenter.org – tradução). Disponível em: <http://udlguidelines.cast.org/> Acesso em: 06 agosto. 2023.

DAMIS, O. T. Unidade Didática: uma técnica para a organização do ensino e da aprendizagem. In: VEIGA, I. A. P. (Org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006.

DZIEKANIAK, Gisele Vasconcelos. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.2, p.83-99, jul./dez. 2010 83

FILATRO, Andrea. Design institucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

HILDERLEY, Sarah. Accessible publishing: best practice guidelines for publishers. 2013

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 18, n. 4, p.414-423, 2017.

SOUZA, Ana Claudia Ribeiro de et al. Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-praticas. Curitiba: Appris, 2018.

ROSE, D.H., and MEYER, A. (2002). Teaching every student in the digital age: Universal Design for Learning. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development. SAMPAIO, Cristiane T. Educação

ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa/ Tese de Doutorado- Universidade Federal de São Carlos: São Carlos,2018.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BACHMANN, Evelize Hoefelmann; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. As contribuições de unidades didáticas apresentadas em um produto educacional com base no desenho universal para a aprendizagem da matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0122, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24834. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias