Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0119

Palavras-chave:

TPACK, BNCC, TDIC, Professores, Ensino

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um produto educacional denominado “Navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC”, fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional. O produto apresenta a relevância do modelo teórico TPACK, utilizado internacionalmente como um dos mais importantes referenciais para se pensar a respeito dos conhecimentos necessários aos professores para integrar as tecnologias digitais às práticas de ensino. Tal modelo mostra-se consoante às atuais demandas sociais, marcadas pelo crescente acesso às TDIC e com as novas orientações curriculares nacionais que dão grande destaque à inserção das tecnologias digitais tanto de forma transversal como direcionada. Assim, o estudo teve como objetivo principal analisar como professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental elaboravam seus planos de aula, observando as competências relacionadas ao uso de TDIC sinalizadas pela BNCC, a partir do modelo teórico TPACK. Como resultado foi construída uma cartilha digital com o propósito de apresentar aos professores das áreas investigadas um aporte teórico que os subsidiasse a planejar aulas com tecnologias digitais em conformidade com a BNCC.

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Biografia do Autor

Gícia Cavalcanti de Brito, Rede de Educação Básica de Pernambuco

Profa. Ma. em Educação (UPE), Profa. da Educação Básica - SEEB, Afrânio/Pernambuco/Brasil.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Dr. em Psicologia Cognitiva, Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/Pernambuco/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

CAVALCANTI DE BRITO, Gícia; MARTINS DOS SANTOS, Ernani. Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0119, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0119. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24819. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias