Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0126

Palavras-chave:

ensino de matemática, produto educacional, resolução de problemas, objetos de aprendizagem

Resumo

Apresenta-se neste relato de experiência quatro produtos educacionais desenvolvidos para o ensino de Matemática em atividades interdisciplinares com a literatura, com práticas baseadas na estratégia pedagógica da Resolução de Problemas, a partir de um conto do livro de Malba Tahan, “O homem que calculava”, mais especificamente, o problema dos “21 vasos”. Os produtos têm por finalidade auxiliar discentes na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, tal que a busca por uma solução pode se dar por um material manipulativo feito com um conjunto de 21 tubos de acrílico com tampa e líquido com corante vermelho, sobre uma estrutura de madeira ou em objetos de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados de forma gratuita no Scratch. Os resultados dessas criações evidenciam diferentes maneiras de representar um mesmo problema, podendo abranger diferentes entendimentos por parte dos discentes. Cita-se a replicabilidade de um material manipulativo e o reuso dos objetos criados no Scratch, que podem ser ajustados com o compartilhamento de seus links frente às necessidades educacionais, a exemplo da incorporação de um comando de voz, de música, de cores, dentre outros elementos. Licenciandos em Matemática e um grupo de professores em formação continuada experienciaram o uso dos produtos educacionais e indicaram serem potencialmente articuladores no ensino e aprendizagem da Matemática pela literatura, sendo viáveis de aplicação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karen Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.  

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática, professora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu/Paraná/Brasil.

 

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçu/PR)

Doutor em Engenharia Elétrica, professor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/Paraná/Brasil.

Referências

ALMEIDA, Vânia Horner de. A interconexão das tendências da educação matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2018.

ANTONIO JUNIOR, Wagner. Objetos de aprendizagem virtuais: Ambientes interativos de aprendizagem (Portuguese Edition). Edição do Kindle, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação, 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Cenários multimodais para uma Matemática Escolar Inclusiva: Dois exemplos da nossa pesquisa. In: COMITÉ INTERAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, XIV, 2015, Chiapas, México. Anais ... México: Patrick (Rick) Scott e Ángel Ruíz, 2015. v. 14: Necesidades Especiales, p. 26-37, Disponível em: https://ciaem-iacme.org/memorias-ciaem/xiv/pdf/Vol14EdEspec.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.

KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida. Teoria Ator-Rede e Educação Matemática: mediações estabelecidas em uma formação de professores de duas escolas bilíngues para surdos. 2022. 183f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – Paraná, 2022.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA Punya. What is Technological Pedagogical Content Knowledge? In: Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

LORENZATO, Sergio. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 63-66, maio 2004.

MELO, Adriana. Material complementar o homem que calculava 9º ano. 2022.

MENEGHELLI, Juliana; CARDOZO, Dionei; POSSAMAI, Janaína Poffo; SILVA, Viviane Clotilde da. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - RBECT, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 211-231, set./dez., 2018.

NEVES, Liliane Xavier; SANTOS, Deivid Irineu de Oliveira. Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: Uma Análise do Processo de Produção de Vídeos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 38, p. 1-19, 31 ago. 2022.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73–98, 2011.

SCRATCH, Software. Grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 21 ago. 2023.

SOUZA, Aldiléia da S.; MOREIRA, Geraldo E. As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 19, p. 294-309, mai/2018.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. 79. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

TAHAN, Malba. Site Oficial da Família e dos Admiradores de Malba Tahan, 2017.

Downloads

Publicado

2024-03-09

Como Citar

GONÇALVES, Ana Karen; LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa; BOSCARIOLI, Clodis. Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0126, 2024. DOI: 10.5965/2357724X112023e0126. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24817. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias