Cenários e perspectivas da formação docente em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0140

Palavras-chave:

Angola, formação docente, cenários

Resumo

Este texto apresenta algumas considerações e reflexões acerca da realidade escolar na formação de professores do Ensino Primário e do Ensino Secundário em Angola. Tem como objetivo analisar o impacto das práticas curriculares dos professores no processo de ensino e aprendizagem e dos conhecimentos e saberes inerentes à docência na educação angolana à luz das deliberações oficiais (Diários da República). A formação de professores é fundamental e deve ser priorizada para o cumprimento dos objetivos educacionais, já que visa preparar o futuro professor para proporcionar uma adequada qualidade de educação às novas gerações. Metodologia: O artigo se constituí numa abordagem com enfoque qualitativo, tendo como base documentos oficiais que permitem analisar de forma contextualizada os pressupostos definidores da formação de professores e o perfil de professor que se pretende formar para cumprir com os desafios atuais. Por isso, levanta-se as seguintes questões: Qual a perspectiva da formação docente em Angola? Estarão as instituições de formação de professores preparadas para cumprir estes objetivos? Resultados: foram selecionadas 8 temáticas na qual duas delas mescladas às outras, e referenciados em Estudos Analíticos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (EA1, 2, 3, 4, 5 e 6). Após se ter efetuado a incursão das temáticas, verificou-se que a formação docente em Angola necessita se adequar ao contexto sociocultural em que ela ocorre. Portanto, conclui-se que, no caso particular de Angola, a formação docente precisa de forma urgente ser trabalhada e atualizada para a preparação de profissionais competentes e que possam enfrentar os desafios de uma formação mais qualificada que vai ao encontro dos aspectos técnicos de forma a valorizar e garantir os vários saberes com alto nível.

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Biografia do Autor

Paulino Gregório Armando Kuebo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre, estudante, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor, Professor, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

KUEBO, Paulino Gregório Armando; MARTINS FILHO, Lourival José. Cenários e perspectivas da formação docente em Angola. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0140, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0140. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24813. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias