Educação Estatística no Ensino Fundamental

Desenvolvimento de um Produto Educacional com Cenários de Investigação abordando o AVC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0129

Palavras-chave:

educação matemática crítica, estatística, cenários de investigação, cidadania

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação/desenvolvimento de um Produto Educacional, denominado Educando para a Cidadania: Atividades Contextualizadas para o Ensino de Estatística no Ensino Fundamental, baseado na Educação Matemática Crítica com o intuito de ensinar conteúdos de Estatística para alunos do 9º ano. Esse Produto Educacional foi resultado do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: Aportes interdisciplinares envolvendo a educação matemática crítica e acidente vascular cerebral”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A abordagem usou Cenários de Investigação com o tema do Acidente Vascular Cerebral (AVC) para promover a compreensão prática dos conceitos estatísticos. O estudo incluiu atividades ao longo de oito encontros, focando em diferentes aspectos estatísticos como interpretação de gráficos, cálculo de probabilidade, análise de dados e medidas de tendência central. Os alunos foram incentivados a questionar e interpretar dados reais, melhorando suas habilidades estatísticas e compreensão crítica. Os resultados indicam que essa abordagem inovadora estimulou o engajamento dos alunos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e crítica da Matemática, especialmente na análise de problemas do mundo real como o AVC. A Educação Matemática Crítica mostrou-se eficaz para promover o aprendizado estatístico e a conscientização cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiane Gonçalves Rodrigues Souza, Rede municipal de Educação de Joinville

Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC, Professora de Anos Finais, Prefeitura de Joinville, Joinville/SC/Brasil.

Rogério de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, Professor Universitário, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville/SC/Brasil.

Regina Helena Munhoz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Professora Universitária, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville/SC/Brasil.  

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.

CABRAL, Noberto Luiz. Epidemiologia e impacto da doença cerebrovascular no Brasil e no mundo. Com Ciência, n. 109, Campinas, 2009.

CHAVES, Marcia Lorena Fagundes. Acidente Vascular Encefálico: conceituação e fatores de risco. Rev Bras Hipertens, v. 7, n. 4, p. 327-82, 2000.

LOPES, Celi Espasandin. Reflexões teórico-metodológicas para a educação estatística. In: LOPES, C. A. E; CURI, E. (Org.). Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2008.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

Organização Mundial da Saúde. Manual (2006). STEPS de Acidentes Vascular Cerebrais da OMS: enfoque passo a passo para a vigilância de acidentes vascular cerebrais. Genebra: Organização Mundial da Saúde.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SOUZA, Tathiane Gonçalves Rodrigues; AGUIAR, Rogério de; MUNHOZ, Regina Helena. Educação Estatística no Ensino Fundamental: Desenvolvimento de um Produto Educacional com Cenários de Investigação abordando o AVC. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0129, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0129. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24795. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias