Rotação por Estações no Ensino de Ciências: Promovendo Suportes à Autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0130

Palavras-chave:

rotação por estações, teoria da autodeterminação, autonomia

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre parte do Produto Educacional desenvolvido no âmbito do PPGECMT, durante o trabalho de mestrado. Focamos em uma Atividade Didática de Rotação por Estações, centrada no tema "Célula". A estruturação da atividade considerou aspectos relativos ao fomento da autonomia e escolha dos estudantes, bem como, de diferentes suportes à autonomia. O estudo se concentrou em identificar e explicar os suportes à autonomia promovidos durante a implementação dessa atividade em aulas de Ciências, em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo foi analisar como a estrutura da atividade oferece suportes à autonomia organizacional, procedimental e cognitiva dos alunos. Este estudo é parte de um projeto mais amplo, que envolve a criação de quatro Atividades Didáticas de Rotação por Estações, explorando diferentes temas de Ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudio e observações diretas durante a execução. Os resultados destacam contextos em que os alunos exerceram formas de autonomia, principalmente nas categorias procedimental e cognitiva. Isso enfatiza a importância de proporcionar interações didático-pedagógicas que promovam a autonomia dos alunos, incentivando o interesse e a motivação intrínseca, além de favorecer a construção colaborativa do conhecimento. Além disso, é ressaltada a replicabilidade dessa abordagem, permitindo adaptações em diversos contextos educacionais, níveis e realidades.

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Biografia do Autor

Jessica Maila Borghesan, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC, bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação – PROMOP/Joinville/SC/Brasil.

Luiz Clement, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Professor Associado do Departamento de Física e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville/Santa Catarina/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

BORGHESAN, Jessica Maila; CLEMENT, Luiz. Rotação por Estações no Ensino de Ciências: Promovendo Suportes à Autonomia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0130, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0130. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24789. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias