Gamificação em plataformas educacionais: potencializando o ensino de física através do Nivelamento Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0131

Palavras-chave:

Gamificação, Metodologias Ativas, TDIC

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de pesquisa e um produto educacional obtidos ao utilizar a plataforma educacional gamificada Nivelamento Online (NiO) em turmas de física do ensino médio. Esse produto educacional, que consiste em um tutorial da Sala do Mestre do NiO e uma sequência didática de física, é resultado da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UNICENTRO.  Tal produto auxilia docentes no intuito de apresentar como utilizar o ambiente de professor do Nivelamento Online, além de apresentar um roteiro de aplicação específico para a disciplina de física no ensino médio. O produto educacional se mostrou promissor devido aos resultados alcançados pelos alunos das turmas que utilizaram o Nivelamento Online em sala. Os mecanismos de games presentes no Nivelamento Online e apresentados no produto educacional, ampliaram de forma relevante as chances de sucesso da estratégia de aprendizagem ao considerar o engajamento e motivações apresentadas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Soares das Neves, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Professor de Física, SEED-PR, Colégio Estadual Alto da Glória, Palmas/Paraná/Brasil.

Ricardo Yoshimitsu Miyahara, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Professor de Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/Paraná/Brasil.

Danilo Sande Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Exatamente Soluções Educacionais

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialização em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia, doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá e Diretor Executivo da Exatamente Soluções Educacionais. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SOARES DAS NEVES, Marcos Antonio; YOSHIMITSU MIYAHARA, Ricardo; SANDE SANTOS, Danilo. Gamificação em plataformas educacionais: potencializando o ensino de física através do Nivelamento Online. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0131, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0131. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24786. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias