Itinerário formativo: sensibilização ambiental na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0132

Palavras-chave:

itinerário formativo, educação ambiental, novo ensino médio

Resumo

Este artigo apresenta um Produto Educacional, resultado de pesquisa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), e o contexto investigativo em que foi elaborado. A pesquisa que originou o produto teve como objetivo analisar as possíveis contribuições e potencialidades de um Itinerário Formativo (IF) da área das Ciências da Natureza envolvendo alunos da Educação Básica numa perspectiva ambiental, permitindo que os conhecimentos e os recursos gerados neste IF contribuam em ações individuais ou coletivas de mediação e intervenção sobre os problemas ambientais. As atividades realizadas aconteceram durante o período de doze semanas, sendo uma aula semanal de 50 minutos, guiadas pelo professor da turma. A proposta educacional foi o desenvolvimento de um IF com o objetivo de abordar uma temática variada sobre lixo e o seu processo de reciclagem, enfatizando situações sociais referentes à temática, a partir das habilidades na Base Nacional Comum Curricular. O procedimento para o desenvolvimento deste produto foi a pesquisa participante, de objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Na análise interpretativa-construtiva, os resultados da aplicação do IF revelam contribuições para a formação dos alunos, notando-se um expressivo interesse e curiosidade manifestados por eles em relação a cada temática discutida, o que despertou um genuíno interesse pelas questões ambientais abordadas. Ao término, espera-se que este produto educacional possa ser disseminado em outras instituições escolares, permitindo que os professores desenvolvam IF que não apenas ofereçam uma diversidade de atividades e ações no contexto da Educação Ambiental, mas facilitem a formação de indivíduos reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo José Osiecki Voitovicz, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Química, professor, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Curitiba/Paraná/Brasil.

Everton Bedin, Federal University of Paraná

Doutor em Educação em Ciências, professor, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Paraná/Brasil.

George Hideki Rossini Sakae, Federal University of Paraná

Doutor em Química, professor, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Paraná/Brasil.

Referências

ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos avançados, v. 24, p. 103-119, 2010.

ACSELRAD, H.; MELLO, C. C. A.; BEZERRA, G. das N. O que é Justiça Ambiental: Rio de Janeiro. Ed. Garamond, 2009.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a.

GOMES, C.; GONZALEZ REY, F. L. Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, p. 53-62, 2008.

GONZÁLEZ-REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Cengage Learning Editores, 2005.

PELICIONI, M. C. F.; PHILIPPI JUNIOR, A. Educação ambiental e sustentabilidade. In: Educação ambiental e sustentabilidade. 2014. p. 1004-1004.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

SAITO, C. H. Educação Ambiental no Brasil e a crise socioambiental mundial. Espaço em Revista (Catalão-GO), v. 11, n. 2, p. 1-14, 2009.

VAITSMAN, E. P.; SANTIAGO, D. Química & meio ambiente: ensino contextualizado. Interciência, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

VOITOVICZ, Leonardo José Osiecki; BEDIN, Everton; SAKAE, George Hideki Rossini. Itinerário formativo: sensibilização ambiental na Educação Básica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0132, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0132. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24783. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias