Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0133

Palavras-chave:

educação do campo, resolução de problemas, formação de professores, ensino de matemática

Resumo

O texto apresenta a concepção e aplicação de um produto educacional, analisando e refletindo o uso da resolução de problemas aditivos no ensino de matemática em um contexto campesino. O produto em tela foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado profissional voltada para a resolução de problemas aditivos no ensino de matemática.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola Municipal situada no município de Itupiranga-Pará. O produto educacional, intitulado “Resolvendo Problemas Aditivos: Guia Pedagógico para professores que ensinam matemática em escolas do campo” originou-se como um desdobramento direto da pesquisa de mestrado do primeiro autor, e foi desenvolvido com um grupo composto por 27 estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam ser possível desenvolver uma sequência de problemas que buscam fomentar a habilidade de raciocínio lógico dos estudantes, bem como suas competências em resolução de problemas matemáticos contextualizados no cotidiano do campo. Além disso, mostra que as atividades propostas representam uma abordagem holística da Educação Matemática, cujo foco não está apenas nos números, mas em como eles se conectam no tecido mais amplo da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/Pará/Brasil.

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Professor na Faculdade de Educação do Campo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá/Pará/Brasil.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Professora no Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/Pará/Brasil.

Referências

BARREIRA, Jonas Souza; BICHO, José Sávio de Oliveira; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhart. Guia pedagógico para professores(as) que ensinam matemática em escolas do campo: ensinar e aprender por meio da resolução de problemas. Belém, 2020. Recuperado de: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567123. Acesso em 08 de agosto de 2023.

BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar Matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo 2020. 136f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In. ARROYO, M. G. CALDART, R. S. MOLINA, M.C. (Org.). Por uma Educação do Campo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

KILPATRICK, J. Variáveis e Metodologias em Pesquisa sobre Resolução de Problemas. In. Perspectivas para Resolução de Problemas. (org.) ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; JUNIOR-LEAL, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. São Paulo: Editorial, 2017.

MORAIS, R. S dos; ONUCHIC, L. R. de la; LEAL JUNIOR, L. C. Resolução de Problemas, uma Matemática para Ensinar? In. Perspectivas para Resolução de Problemas. (org.) ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; JUNIOR-LEAL, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. São Paulo: Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BARREIRA, Jonas Souza; BICHO, José Sávio; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0133, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0133. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24780. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias