Trilhando caminhos interdisciplinares na formação de professores em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0137

Palavras-chave:

ciências da natureza, interdisciplinaridade, novo ensino médio

Resumo

Este texto apresenta um conjunto de abordagens destinadas a assegurar que as aulas de Ciências da Natureza no âmbito do Novo Ensino Médio (NEM) se desenrolem de maneira contextualizada, interdisciplinar e centrada na incorporação tecnológica. A pesquisa subjacente a este Produto Educacional (PE) teve por finalidade examinar a eficácia de uma proposta didático-pedagógica vinculada a uma trilha de aprofundamento nas Ciências da Natureza, adotando uma perspectiva interdisciplinar, visando facilitar a promoção de um processo formativo docente integral e colaborativo. A implementação do produto ocorreu no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública em Santa Catarina. O PE, por sua vez, se materializa como uma sequência de atividades concebidas para fomentar o protagonismo do aluno em um contexto interdisciplinar forjado por professores em ação. A construção e a análise de dados para a pesquisa foram conduzidas através de relatos escritos providenciados pelas professoras responsáveis pela aplicação do PE durante o processo de planejamento das atividades. A perspectiva é que este PE possa fornecer fundamentos para analisar e embasar o desenvolvimento e a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto dos itinerários formativos do NEM.

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Biografia do Autor

Kerstin Ellen Hantschel, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Química, professora, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Rio Negrinho/ Santa Catarina/Brasil.

Everton Bedin, Federal University of Paraná

Doutor em Educação em Ciências, professor, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Paraná/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

HANTSCHEL, Kerstin Ellen; BEDIN, Everton. Trilhando caminhos interdisciplinares na formação de professores em Ciências da Natureza. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0137, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0137. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24764. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias