Coletânea de atividades para ensino de probabilidade e estatística utilizando planilhas eletrônicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0138Palavras-chave:
educação estatística, planilhas eletrônicas, ensino fundamental, produto educacionalResumo
A utilização da Estatística nos dias de hoje é fundamental. Inúmeras são as informações que as mídias digitais e tecnológicas propagam nas redes sociais, web sites, jornais, meios de comunicação e plataformas de notícias. As pessoas estão cada vez mais sendo instigadas a utilizarem as mais diversas tecnologias para “auxiliar a tomada” de decisões. Logo os sistemas educacionais buscam acompanhar tal desenvolvimento e demanda. No ensino de Estatística as Tecnologias de Informação e Comunicação têm se mostrado agradáveis ferramentas de apoio a professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, desenvolveu uma coletânea de atividades para ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental, envolvendo planilhas eletrônicas. O referencial teórico utilizado foi baseado na Educação Estatística, uso de tecnologias e planilhas eletrônicas em ambientes educacionais. A sequência foi aplicada em uma amostra de 61 alunos e os resultados foram analisados com abordagem quali-quantitativa. A metodologia utilizada segue os pressupostos de pesquisa ação, na forma qualitativa de cunho interpretativo, e quantitativa, com a aplicação dos testes estatísticos, exato de Fisher, McNemar e Wilcoxon. Os resultados mostraram que a aplicação da coletânea de atividades proposta contribuiu na melhora do desempenho dos alunos e na motivação e participação nas aulas. Durante o processo percebeu-se que os alunos ainda apresentavam dificuldades com relação aos conteúdos prévios de estatística.
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