Integrando recursos semióticos na produção de vídeos matemáticos: análise de um vídeo produzido por alunos dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0201

Palavras-chave:

produção de vídeo, conhecimento matemático, multimodalidade, recursos semióticos

Resumo

O artigo relata uma experiência de produção de vídeo matemático por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar, no vídeo produzido, de que maneira os estudantes usaram e integraram recursos semióticos para comunicar os conhecimentos matemáticos. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A análise foi realizada a partir da Teoria Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal, que permite, além de investigar a relação entre os elementos visuais, verbais e sonoros presentes nesse tipo de mídia, também compreender como esses elementos se relacionam e contribuem para a construção do significado geral do vídeo. Esta análise nos permite identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelos alunos, como também compreender o efeito desses recursos na compreensão dos conceitos matemáticos pelos espectadores. Na análise do vídeo produzido, a combinação dos recursos semióticos, como sons, imagens, símbolos matemáticos, gestos, cores, linguagem escrita e oral, revela uma abordagem multimodal que procura comunicar os conceitos matemáticos de uma forma cativante e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Deise Lago Pereira; JUNIOR, Neil da Rocha Canedo Junior. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORBA, Marcelo de Carvalho; XAVIER, José Fábio. Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da teoria da atividade. Intermaths, [Vitória da Conquista], v. 3, n. 2, p. 1-14, 2022.

FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O’HALLORAN, Kay. Introducing multimodality. New York: Routledge. 2016.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 2, p. 27-35, 1995.

NEVES, Liliane Xavier. Educação matemática: múltiplas escolhas sobre tecnologias digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2023.

NEVES, Liliane Xavier; BORBA, Marcelo de Carvalho. Vídeos em educação matemática sob a luz da sistêmico funcional - análise do discurso multimodal. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, [Andujar], v. 16, n. 59, p. 159-179, 2020.

NEVES, Liliane Xavier; BORBA, Marcelo de Carvalho. Análise do discurso multimodal de um vídeo com conteúdo matemático. Educação Matemática Debate, [Montes Claros], v. 3, n. 9, p. 220-235, 2019.

OECHSLER, Vanessa, FONTES, Bárbara Cunha; BORBA, Marcelo de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, [Belo Horizonte], v. 2, n. 2, p. 71-80, 2017.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

SANTOS, Ariwilson Gomes dos; MAIA, Anderson Madson Oliveira; SOUTO, Daise Lago Pereira. Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em educação matemática e científica. Ciên. Educ., [Bauru], v. 28, e22034, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/35JpPKVHSPsSvTQtJBPWdnH/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024.

SANTOS, Deivid Irineu de Oliveira; NEVES, Liliane Xavier. Multimodalidade e a construção do conhecimento matemático: uma análise do processo de produção de vídeos. Perspectivas da Educação Matemática, [Campo Grande]: INMA/UFMS, v. 15, n. 38, p. 1-19, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

KURZ, Catiéle Scheidt; FRANCHI, Regina Helena de Oliveira Lino. Integrando recursos semióticos na produção de vídeos matemáticos: análise de um vídeo produzido por alunos dos anos finais do ensino fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0201, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0201. Acesso em: 19 out. 2024.