Tecnologias Digitais na Formação de Professores com ênfase na Produção de Cartoons

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0114

Palavras-chave:

tecnologias digitais, cartoons, formação docente

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo investigar a percepção dos professores em relação à produção e à utilização de cartoons digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, convidamos professores de Ciências e de Matemática da rede pública de ensino do município de Tangará da Serra-MT para uma formação sobre produção de cartoons. Do ponto de vista pedagógico, o intuito foi discutir possibilidades de uso das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas. Teoricamente, nos apoiamos nos autores que discutem tecnologias digitais, formação de professores e o uso dos cartoons nos processos de ensino e de aprendizagem. Quanto à metodologia adotada, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e procedimentos de produção de dados questionários abertos, entrevistas e observação participante.  Os resultados indicaram que os cartoons podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem, como uma alternativa para possibilitar a integração das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

SANTOS, Pamella Aleska da Silva; SANTOS, Elisângela Rodrigues dos; SOUTO, Daise Lago Pereira. Tecnologias Digitais na Formação de Professores com ênfase na Produção de Cartoons. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0114, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0114. Acesso em: 19 out. 2024.