Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0113

Palavras-chave:

plano de aula, vídeo educacional, ensino de Matemática

Resumo

Diante do contexto educacional e do surgimento de novas tecnologias, houve o despertar de novas formas de aprender e agregar conhecimento, o que produz reflexões relacionadas às possibilidades didáticas e metodológicas do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Entre essas tecnologias, o vídeo, em virtude da forma de disposição e apresentação dos conteúdos e do despertar da imaginação, tornou-se uma importante ferramenta que vem ganhando relevância na Educação Matemática. O emprego desse recurso requer do professor, além de ter conhecimento e análise crítica sobre seu conteúdo, planejamento para delinear o momento e a forma de utilização na sua prática. Diante disso, este artigo traz uma proposta de metodologia que auxilie professores de Matemática no planejamento da prática pedagógica utilizando a mídia vídeo. Será apresentado um plano de aula, com abordagem pedagógica e técnica para uso da mídia vídeo. As contribuições do plano são: otimização do tempo para o planejamento das práticas utilizando os vídeos; conhecimento dos aspectos pedagógicos e técnicos da mídia; uso adequado do recurso audiovisual no processo educativo do ensino de Matemática; fomento do uso de vídeos nas aulas de Matemática; segurança em selecionar o assunto a ser abordado, alicerçando-se em diretrizes curriculares e valendo-se de recurso midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Secretaria da Educação. Base nacional comum curricular: ensino fundamental e médio. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL, Secretaria da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEEF, 2000.

BRASIL, Secretaria da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, 1998.

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 78, p. 58, abr. 2002.

CASTRO DE, Paulo Alexandre.; TUCUNDUVA, Cristiane C.; ARNS, Elaine. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena - Revista Científica de Educação, Tangará da Serra, v. 10, n. 10, p.52,2008.

MORAN, José Manoel. O vídeo em sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo v. 1, n. 2, p.60, jan. 1995.

MORAN, José. Manoel.; MASETTO, Marcos. T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009.

LIMA, Alexandre. R. Tecnologia na educação em tempos de quarentena. Revista Científica da FAEX, Extrema, ed. 17, Ano 9, p. 510- 514, 2020.

PILETTI, Claudino. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2001.

ROCATO, Paulo Sérgio. As concepções dos professores sobre a utilização do vídeo como potencializadores do processo de ensino e aprendizagem. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeira do Sul, São Paulo, 2009.

SANTOS, Rosiane J. Uma taxonomia para o uso de vídeos didáticos para o ensino de matemática. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

SILVA, Ana Maria; CIVARDI, Jaqueline A. O uso de vídeos didáticos de matemática do programa TV Escola no ensino médio em Balsas (MA). Campo Grande, [s. n.], 2010.

SILVA, Ana Maria. O vídeo como recurso didático no ensino da matemática. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2007

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

GOMES, Amanda Colombo; BARRÉRE, Eduardo. Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no ensino de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0113, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0113. Acesso em: 21 nov. 2024.